sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Até Sempre Campeão - Singela Homenagem a Aleksander Donner


26-08-2013 15:51

Até Sempre Campeão - Singela Homenagem a Aleksander Donner

Partiu Aleksander Donner, o "Senhor Andebol" em Portugal. O Treinador mais titulado em Portugal. O treinador que revolucionou o Andebol Português, o treinador como ainda hoje diz em entrevista o também grande Carlos Resende, introduziu em Portugal, "...A forma como os centrais se inserem no ataque; os passes picados ao pivô. ... A defesa 5x1, própria da escola Russa, também foi ele que trouxe. ... Todos os clubes passaram a treinar duas vezes por dia, para acompanhar o ABC. Iniciou-se um Ciclo Fantástico." Coisa pouca de certeza para o reconhecimento que por vezes lhe faltou.
Depois destas palavras de quem sabe tanto de andebol só me resta falar da minha experiência com Donner.

Conheci Donner enquanto elemento da Organização do Kakygaia e como tal seu adversário. Mantivemos uma relação bastante educada e cordial como tem de ser entre pessoas educadas. No jogo da primeira volta entre o C.J. Almeida Garrett e o C.D. Gil Eanes disputado a um domingo de tarde, quando o Gil chegou, Donner depois de me cumprimentar veio-me perguntar como se vinha de Metro da Boavista para o Pavilhão, disse-lhe que não era possível, teria de mudar de transporte e iria demorar bastante tempo. Perguntei porquê, e respondeu-me que o seu filho queria vir ter com ele e estava na Boavista. Disse-lhe que iria arranjar maneira de o ir buscar para o trazer, mas como estava sem carro teria de pedir a alguém. No seu jeito característico, disse que não valia a pena incomodar. Que o Sandro viria noutra vez. Nada mais disse. Quando vi chegar o pai da sua Atleta, Ana Meira, pedi-lhe eu o favor e lá partimos os dois em busca do Sandro de quem entretanto, Donner me tinha dado o numero de telemóvel. Conseguimos trazê-lo. O Prazer e o Agradecimento daquele Pai, ficou bastante expresso no seu olhar, e na forma como de mim se despediu. Passado algum tempo, fomos jogar a segunda volta ao Gil. Mal me viu, Donner veio cumprimentar-me, bem como ao Treinador e ao Presidente e gentilmente convidou-nos para vir tomar café ao Bar do Gil. Lá chegados pediu 3 cafés para os "Seus Amigos". O Funcionário simpaticamente atendeu-nos e Donner como excelente profissional pediu desculpas e dirigiu-se para a sua Equipa. Mal ele saíu e funcionário virou-se para nós e disse: " Ele deve gostar muito de vocês, porque dificilmente chama amigo a alguém".
Senti uma honra Enorme.
Desde essa altura sempre que me viu teve sempre a simpatia de me vir cumprimentar e de comigo conviver. Se admirava o treinador passei a admirar o Homem.

Esta simples Homenagem de um anónimo no Andebol e seu adversário, serve apenas para realçar a atitude de um extraordinário ser humano, para com alguém que conhecia à pouco tempo, uma vez que tenho a certeza as homenagens dos seus Atletas, do Mundo do Andebol em geral terão tendência para enaltecer o lado técnico deste Campeão.

Até Sempre AMIGO Donner, descanse em Paz, que aqui nesta dimensão muitos seremos os que lhe vamos sentir a Falta. Abraço
Partiu Aleksander Donner, o

Sem comentários:

Enviar um comentário