sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Dedicatória aos meus Amigos

 29-08-2013 18:49


Dedicatória aos meus Amigos

"...Eu poderia suportar, embora não sem dor, que tivessem morrido todos os meus amores, mas enlouqueceria se morressem todos os meus amigos!", esta excelente frase é de um Fernando que não eu. Mas é sem dúvida uma frase que poderia ser minha, tivesse eu o engenho e a arte, ou de qualquer outra pessoa. É uma frase que serve brilhantemente para o que decidi escrever. Infelizmente existem alguns amigos meus que já partiram, a demora em escrever este simples texto também se deve a isso.
Decidi não escrever em cima de duas homenagem que decidi fazer a dois amigos, um que partiu fez esta semana 6 anos, e outro que partiu esta semana.
Agora já posso escrever, também com o pensamento no próximo sábado dia 31 de Agosto em que irei reencontrar imensos amigos que a vida fez terem de se separar fisicamente de mim.
Não sou um amigo fácil, não gosto de andar sempre a contactar os meus amigos, sou mais de ficar no meu espaço. Por vezes, arrependo-me de não ser mais activo nas minhas amizades mas tenho sempre um receio inato de incomodar, por isso me deixo ficar no meu cantinho e não dou noticias. Mas tenho algumas excelentes caracteristicas como amigo, sou interessado, observador, bom conselheiro, preocupado, bom "ouvinte", e tenho uma excelente caracteristica, além de ter uma excelente memória, sou bastante agradecido aos meus amigos.
Serve tudo isto para agradecer a todos aqueles que ao longo da minha vida tive o prazer de considerar amigo, os mesmos que ainda hoje considero. Não sois muitos, tenho a certeza, mas sois fenomenais. As vicissitudes da vida podem ter feito com que nos tivessemos separado, mas queria que soubessem que da minha parte ela só o conseguiu fisicamente, porque na minha memoria e nas minha vida estais sempre presentes como se ainda ontem tivessemos estado juntos.
Este Verão a vida decidiu mostrar-me o quanto está correcto o meu pensamento.
Não interessam os anos que a vida nos possa ter afastado, não interessa a distancia fisica que a vida pode colocar entre nós, não são suficientes as dificuldades de contacto que possam existir, porque quando queremos, quando somos amigos, vencemos mesmo qualquer barreira e parece que ainda foi no dia anterior que estivemos juntos.
Poderia citar os nomes todos, um por um, dos meus amigos, desde a infancia até aos dias de hoje, a quem dedico este texto. Pensei mesmo em fazê-lo. Mas cheguei à conclusão que não vale a pena. Vocês sabem mesmo quem são. Afinal eu até tenho imensa dificuldade em chamar amigo a alguém, e a vocês além de chamar tenho a certeza que demonstrei.
Sou mesmo estranho nas minhas amizades. Não dou valor a pequenas coisas nem mesmo a qualquer ingratidão que possa sentir por parte de algum "amigo". Aceito facilmente um "Não" de um amigo, mesmo perante as coisas mais banais. Não gosto que me agradeçam porque para mim ser amigo é fazer tudo o que é possivel pelo outro, e eu tento sempre dar o máximo de mim. Por vezes, e pelas mesmas razões não agradeço. Mas cheguei à conclusão que nem todos têm de pensar como eu, e como tal tenho de ser suficientemente humilde para agradecer mesmo quando a minha filosofia de vida me diz que não é necessário. Afinal os outros também têm direito a pensar como querem. Por isso aproveito este simples texto, para dizer a todos os meus amigos que ao contrario de mim necessitam de um agradecimento, o seguinte: " Amigos estou verdadeira e sinceramente agradecido pela Vossa Amizade, saibam que nunca vos esqueço nem esquecerei. Quando vos voltar a encontrar não estranhem, por favor, que após aquele longo e sentido abraço, eu esteja a falar convosco como se os anos não tivessem passado, e ainda ontem tivessemos estado juntos. É assim que eu sinto. Estive sempre convosco todo este tempo."
Perdoem contudo, se eu voltar para a minha concha e esteja sem dar noticias imenso tempo. Diz o povo que "burro velho não aprende linguas" e eu já não estou a caminhar para novo. Não é maldade, nem esquecimento, nem ingratidão, nem egoismo. É simplesmente a minha forma de estar na vida e que por vezes até me deixa ficar triste comigo próprio. Se sentirem que me querem ver, que querem estar comigo, não se acanhem, liguem, apareçam, contactem, e podem ter a certeza que deste lado sentiram a gratidão pelo reencontro e os mesmos braços abertos para vos receber.
Nunca se esqueçam contudo, que se eu não vos contacto não é mesmo por maldade, ou orgulho. É mesmo por burrice. Os meus amigos nunca me incomodam e tenho a certeza que eu nunca os incomodarei, mas tenho sempre o receio de ser inoportuno e como feliz ou infelizmente tenho uma vida plena de liberdade e sem compromisso é mais fácil serem voces a gerir os vossos tempos porque eu tenho sempre todo o tempo do Mundo para todos e cada um de vós.
Sempre ao vosso lado, o vosso amigo

Fernando



Sem comentários:

Enviar um comentário